quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Treino de Segunda ( na linha do trem! )

Hoje em dia fala-se muito em treino de força, treino de qualidade, própriocepção, enfim, uma série de termos que os treinadores e os profissionais usam no dia a dia das corridas...Mas aonde que eu uso tudo isso? Preparar-se para uma corrida como o “Desafio Praias e Trilhas” requer um treinamento específico , não basta ficar na pista e nas ruas. Até mesmo porque  ruas “normais” é tudo o que não encontraremos nessa prova de 84 kilometros
    No meu caso , estou nessa porque gosto e não para competir com as feras  pelos primeiros lugares.Portanto o meu maior objetivo é fazer uma prova sem acidentes , me manter saudável ao longo do percurso e  curtir, curtir muito! Já fiz a prova ano passado  e posso dizer que o risco de você tropeçar ,virar o pé  ou cair de forma perigosa é grande.Isso que ano passado fomos brindados com 2 lindos dias de sol.Fico imaginando como teria sido com chuva...Daí a importância de trabalhar muito o equilíbrio, a coordenação motora e a musculatura dos membros inferiores.
  Uma das coisas legais das corridas é que a maioria dos atletas são pessoas simpáticas ,acessíveis e que conversam com você e te passam conselhos. Dicas de feras como Márcio Gava, Daniel Meyer, Jorge Cerqueira , Márcio Villar ,Éber Valentim e outros sempre ajudam a reduzir os riscos e fazer uma prova mais tranqüila. Esses tempos eu conversei com o Claudinho que foi o campeão no Praias e Trilhas 2010 e ele me contou que faz um treino de equilíbrio específico para essa prova. Utilizando o mesmo material que os caminhoneiros usam para prender  a carga ele amarrou ,se eu não me engano, em duas árvores ,treinando como os equilibristas de circo. O resultado desse tipo de treino apareceu nos trechos mais técnicos  de “costão” onde muitos se seguram pra não cair e o Claudinho passou “voando”  garantindo uma grande vitória ano passado.
   Nos meus treinos de Segunda-Feira quando estou em Corupá eu “inventei” um treino( talvez outros já façam) que  eu acredito que vai me ajudar também nesse desafio. Eu corro 12km ,dos quais cerca de 7 ou 8 são feitos em cima dos trilhos do trem!É meio complicado , esquisito e de certo até engraçado para quem vê .Mas exige concentração e atenção total para não tropeçar ou virar o pé. Depois desse treino eu sigo para academia e faço mais uma sessão de musculação.Se vai  funcionar ou não ,veremos! Depois eu conto...

Um comentário:

  1. Seu treino é no mínimo interessante...é claro que vai funcionar! Tudo ajuda na hora da prova e acredito que é um bom metodo para adquirir equilibrio e firmeza nas passadas... Tô apostado em ti! (até por que é dá família...rsrsrsrsrsrs)

    Abs

    Fábio

    ResponderExcluir